O antigo Hotel Bragança, localizado na zona universitária de Coimbra, vai ser alvo de uma reabilitação integral, num investimento de três milhões de euros. A obra visa modernizar o espaço e preservar a fachada histórica do edifício, situado na área classificada pela Unesco da Universidade de Coimbra, e deverá estar concluída até meados de 2026.
Segundo informações do ECO, o projeto está a cargo da construtora de Guimarães, Cari, e a unidade hoteleira será explorada pela família Madeira, que detém também o Hotel Oslo nas proximidades. O empreendimento deverá abrir com a classificação de quatro estrelas no verão de 2026, oferecendo um produto turístico renovado e competitivo.
O programa arquitetónico inclui a reabilitação da fachada original, a construção de 88 novos quartos – alguns com minicozinha –, uma zona de restauração no último piso com rooftop e vista para o rio, e duas salas de trabalho. Adicionalmente, será criada uma área de lazer com piscina, balneário, ginásio e sauna, instalada no piso -1, e a cobertura receberá painéis fotovoltaicos para otimização energética.
João Rodrigues, da direção de obra da Cari Construtores, explicou ao ECO que “a reabilitação do Hotel Bragança irá proporcionar um maior conforto, sensação e experiência ao turismo”. Acrescenta que a obra “tem uma enorme importância ao nível da cidade e da zona ribeirinha, oferecendo uma maior oferta turística”, destacando o impacto positivo na economia local.
Para além do hotel, a família Madeira adquiriu também o edifício da antiga loja Feira Móveis, na Rua António Granjo, que será convertido em espaço de escritórios, segundo revelou o Diário de Coimbra. Este movimento reflete a aposta do grupo em reforçar a presença na zona universitária e expandir o seu portfólio imobiliário em Coimbra.
Com a reabertura do Hotel Bragança prevista para 2026, Coimbra prepara-se para receber uma nova unidade hoteleira de referência, com conforto moderno, infraestruturas de lazer e soluções sustentáveis, reforçando a atratividade da cidade para turistas e investidores.